O governo federal regulamentou as regras do Programa de Aumento da Produtividade da Frota Rodoviária (Programa Renovar) ao publicar o Decreto nº 11.276/2022. Com a medida, será possível colocar em prática a política proposta pelo Ministério da Economia para estimular, de forma voluntária, a retirada de circulação de veículos que não atendam aos parâmetros técnicos de rodagem ou que tenham mais de 30 anos de fabricação. Os benefícios se aplicam a caminhões, implementos rodoviários, ônibus, micro-ônibus, vans e furgões. As novidades deverão ajudar, especialmente, os motoristas autônomos, que detêm frota mais antiga.
Notícias

Especialistas divergem sobre como melhorar formação de motoristas e impulsionar setor de transportes
Especialistas que participaram de debate na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados discordaram sobre as formas de impulsionar a formação de motoristas profissionais no país. O debate, que ocorreu na última terça-feira (13), reuniu executivos do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT), que oferece cursos de aperfeiçoamento para motoristas; da Federação Nacional das Autoescolas (Feneauto) e da Associação de Autoescolas e Centro de Formação de Condutores.

Aprovado manual de orientações do Contribuinte do CT-E
O Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) é um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar, para fins fiscais, uma prestação de serviço de transporte de cargas, seja ela rodoviária, aérea, ferroviária, aquaviário e dutoviário.

Baixe o Guia de boas práticas para ampliar a participação de mulheres no TRC
O movimento Vez & Voz, desenvolveu um material gratuito com sugestões de ações já implementadas por empresas, que as fizeram alcançar excelentes resultados em suas políticas de gestão para atração, retenção e desenvolvimento de talentos femininos.

Mesmo que obras de contenção terminem nos próximos dias, BR-277 segue sem previsão de liberação total
Na quarta-feira (14) completou dois meses que cerca de 30 toneladas de rochas despencaram nas imediações do Km 42, mais precisamente no Km 41,5 da BR 277, em Morretes, no sentido Paranaguá. Desde então, quem precisa fazer o trajeto entre o Litoral e a capital enfrenta filas, diariamente, seja subindo ou descendo a Serra do Mar. A expectativa era de que tudo que desceu morro abaixo fosse retirado e o tráfego pudesse ser restabelecido integralmente em alguns dias. Porém, a situação piorou ainda mais quando, um mês e meio depois, no final de novembro, ocorreram mais deslizamentos próximos ao de outubro.

Fetrancesc apresenta pleitos do TRC ao governador eleito Jorginho Mello
Em reunião com o governador eleito de Santa Catarina, Jorginho Mello, a Fetrancesc discutiu uma série de assuntos ligados ao Transporte Rodoviário de Cargas (TRC). O encontro foi realizado nesta segunda-feira, 5 de dezembro, em Florianópolis.

Governo federal precisa investir R$ 540 bi em transportes
O Brasil ainda precisa investir quase 900 bilhões de reais para atender às demandas de infraestrutura de transporte do país e o governo federal seguiu reduzindo desembolsos nos últimos anos, relegando ao setor privado a maior parte dos investimentos em rodovias, ferrovias, portos e aeroportos, segundo levantamento divulgado nesta terça-feira pela Confederação Nacional do Transporte (CNT).

CNT lança publicação inédita que aborda soluções e desafios da mobilidade urbana
Novos formatos e soluções tecnológicas para a mobilidade urbana têm sido desenvolvidos nos últimos tempos, com o objetivo de proporcionar cada vez mais ganhos em eficiência e agilidade para os usuários e operadores. Para difundir o conhecimento e ampliar o debate a esse respeito, a Confederação Nacional do Transporte lançou, na terça-feira, 06, a publicação Mobility as a Service (MaaS). O documento apresenta ao transportador esse conceito – que significa “mobilidade como um serviço” –, os benefícios esperados da sua adoção e os desafios enfrentados para sua implementação no cenário brasileiro.

SEST SENAT assina acordo de cooperação técnica com a ANTT
Na segunda-feira (5), na sede da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), em Brasília (DF), foi realizada a cerimônia de assinatura do acordo de cooperação técnica entre o SEST SENAT e a ANTT. O convênio prevê que sejam feitas a atualização, a revisão e/ou a inclusão de referências bibliográficas no banco de questões referente à prova de conhecimento aplicada pela ANTT para a obtenção do RNTRC (Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas).

Fetrancesc e SEST SENAT realizam operação de apoio para as equipes de socorro na BR-376
A Fetrancesc e o SEST SENAT realizaram no dia 29 de novembro, uma operação de apoio com o objetivo de levar mantimentos para as equipes que prestam socorro no deslizamento da BR-376, no Paraná. Assim como para os motoristas que aguardam a liberação da pista.



