A CNT sediou, na última terça-feira, a cerimônia de relançamento da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura (Frenlogi) para o quadriênio 2023-2027. Criada em 2019, a Frenlogi inicia mais um período de atuação no Congresso Nacional com o número expressivo de 318 parlamentares apoiadores.
Notícias

17 setores lançam manifesto pela desoneração da folha de pagamento
Representantes de 17 setores da economia lançam, nesta quinta-feira (11), um manifesto em favor da continuidade da desoneração da folha de pagamento. O documento defende a aprovação do projeto de lei 334/2023, do senador Efraim Filho (União Brasil-PB), que prorroga até 2027 o benefício fiscal, iniciado em 2011. O grupo se chama Desonera Brasil.

Problemas na saúde de motoristas causam 470 sinistros por dia nas rodovias do País
Cerca de 170 mil sinistros de trânsito registrados em rodovias brasileiras em 2022 tiveram como causa principal ou secundária questões relacionadas à condição de saúde dos motoristas, no momento da ocorrência. Esse volume de colisões, capotamentos e outros desastres deixou como saldo 70,8 mil feridos e quase 8 mil mortos — números que representam um aumento de quase 28% em relação ao mesmo período do ano passado.

Reforma tributária traz novas projeções para o TRC em 2023
A reforma tributária tem sido pauta recorrente nos debates econômicos do Brasil, principalmente após a troca de governo. Vem sendo quase unânime, por parte de diversos setores, a necessidade de mudança no sistema tributário do país, que, atualmente, demonstra complexidade e onera demasiadamente o setor produtivo.

Receita deve reativar Cadastro do ICMS de empresa que parcelou dívida
Considerando que a medida tomada pela Receita Federal foi desproporcional, a 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) determinou a reinscrição de uma fabricante de peças no Cadastro de Contribuintes do ICMS que teve registro cancelado mesmo após parcelar uma dívida de R$ 865,5 mil. Os débitos foram adquiridos em 2021.

SETCESC acompanha comitiva da Fetrancesc em visita ao contorno viário de Florianópolis
Uma comitiva formada por lideranças do Sistema Fetrancesc, incluindo dirigentes do SETESC, realizou uma visita nas obras do contorno viário da Grande Florianópolis na última terça-feira. Na ocasião acompanharam a execução do projeto e puderam saber sobre seu cronograma até a data de entrega. O presidente Osmar Ricardo Labes, representou a entidade. Estava acompanhado por Jaison Gilberto Krauss, primeiro vice-presidente, e por Renato Kern Nogueira, primeiro diretor secretário.

Transpocred faz doação de equipamentos para o SETCESC
A Transpocred, a cooperativa do transporte rodoviário de cargas, fez a doção de uma TV de 60 polegada 4K e de um notebook ao SETCESC. Os equipamentos eletrônicos serão utilizados nos eventos e reuniões do Sindicato, em sua nova sede, junto ao Centro Empresarial de Blumenau.

CNT, SEST SENAT e ITL passam a assinar como Sistema Transporte
A partir deste mês de maio, a CNT, o SEST SENAT e o ITL passam a assinar, de forma conjunta, como Sistema Transporte. O objetivo da iniciativa é consolidar ainda mais a percepção da sociedade acerca das instituições enquanto indutoras do desenvolvimento socioeconômico do Brasil.

Presidente da CNT toma posse como integrante do Conselhão do Governo Federal
O presidente da CNT, Vander Costa, tomou posse, na última quinta-feira (4), no Palácio Itamaraty, em Brasília, como integrante do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), conhecido como “Conselhão”. Criado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na primeira gestão (2003-2007), o colegiado havia sido extinto pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e agora volta a funcionar no terceiro mandato do petista.

CNT divulga inédito Índice de Confiança do Transportador
A CNT (Confederação Nacional do Transporte) publicou na última segunda-feira (08), o resultado do levantamento feito com 318 empresários do modo rodoviário de cargas no Rio Grande do Sul. Trata-se do Índice de Confiança do Transportador, sondagem que ouviu o segmento sobre o ambiente de negócios e a sua própria atividade. Dentro de uma escala de avaliação de otimismo que vai de 0% a 100%, o índice geral foi de 46,9%. A falta de confiança abaixo da média denota pessimismo dos transportadores em relação ao cenário econômico.

DT-E: governo muda projeto e vai aderir ao sistema das receitas
O projeto do DT-e (Documento Eletrônico de Transporte) ganhará uma nova diretriz do governo federal. Em decisão tomada, a Infra S.A., estatal vinculada ao Ministério dos Transportes, que ficou responsável pelo programa, vai aderir ao sistema de documentos fiscais dos estados para a geração do DT-e, em vez de criar um sistema próprio, como previa a ideia original da gestão anterior.

Governo federal inclui segurança viária como critério para investimento público
A segurança viária em projetos de infraestrutura de transportes será um dos critérios para definição dos investimentos públicos, afirmou o secretário nacional de Trânsito do Ministério dos Transportes, Adrualdo Catão, que participou da abertura da campanha Maio Amarelo 2023 em Maceió (AL), na última terça-feira.

