Até 29 de dezembro, micro e pequenas empresas com débitos no Simples Nacional considerados de difícil recuperação podem pedir o parcelamento em quase 12 anos com desconto nas multas e nos juros. A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) regulamentou o parcelamento especial para os negócios de pequeno porte afetados pela pandemia do novo coronavírus (covid-19).
Notícias

Atividade econômica recua 10,94% no segundo trimestre
Em meio à pandemia da covid-19, a economia brasileira apresentou retração de 10,94% no segundo trimestre deste ano, comparado ao período anterior. É o que mostra o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), divulgado nesta sexta-feira, dia 14.

RNTRC tem nova apresentação
A exploração da atividade econômica de transporte rodoviário remunerado de cargas depende de prévia inscrição do interessado no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC). A fim de fornecer informações estatísticas sobre o setor de transporte rodoviário remunerado de cargas, a ANTT está lançando uma nova forma de apresentação do RNTRC em números. Ela está disponível no endereço: https://www.antt.gov.br/rntrc#tab-373003-0

Queda na demanda e pouco crédito deixam empresas de transporte em alerta
A desaceleração da atividade econômica tem provocado redução significativa na demanda de um setor essencial: o transporte de cargas e passageiros. Mais da metade das empresas do setor (57,2%) afirmam que houve “muita redução” na demanda em junho, segundo uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT).

Setor de transporte muda para se adequar à nova realidade imposta pela pandemia
O setor de transporte e logística, no Brasil e no mundo, foi fortemente abalado pela pandemia do novo coronavírus e teve que passar por inúmeras adaptações nos últimos meses, mas nem todas as transformações podem ser consideradas negativas. Algumas delas vieram para responder às demandas do contexto de crise e garantir a sobrevivência do setor no cenário pós-Covid-19. Divulgada no último dia de julho, a nova edição do informe Transporte em Movimento, da CNT (Confederação Nacional do Transporte), mostra que as mudanças nos padrões de mobilidade urbana, de cadeias de suprimento globais e de consumo digital vêm contribuindo para consolidar um setor mais desenvolvido e com potencial mais colaborativo.

Crise provocada pela pandemia já levou à perda de mais de 61 mil vagas
O setor de transporte registrou o quarto mês seguido de queda no número de vagas de emprego desde o início da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. Em junho, foram demitidos 40.438 empregados no setor e admitidos 34.139, gerando uma perda líquida de 6.299 vagas. O saldo é menor se comparado ao mês de maio, quando foram encerradas 20.852 vagas, mas demonstra que a crise tem sustentado resultados negativos por períodos prolongados.

Site do SETCESC oferece descontos e benefícios aos associados
Com nova roupagem e funcionalidades, o site do SETCESC passa a oferecer aos seus Associados mais uma novidade: a Plataforma de Negócios Fetrancesc Digital. Direcionado exclusivamente às empresas do transporte rodoviário de cargas de Santa Catarina, o sistema disponibiliza uma série de oportunidades de negócios e benefícios. Para ter acesso à plataforma, os transportadores interessados devem se associar ao SETCESC.

Ministério da Economia estabelece procedimentos para registro de entidades sindicais
A nova norma prevê, dentre outras medidas de desburocratização, que as solicitações de registro sindical, alteração estatutária, fusão, incorporação, atualização sindical e atualização de dados perenes, serão feitas por meio digital, através do portal de serviços do governo federal no endereço www.gov.br.

Governo de SC investe quase R$ 400 milhões em infraestrutura
Desde janeiro de 2019, o Governo do Estado de Santa Catarina investiu R$ 377 milhões em obras de infraestrutura em todas as regiões. Somente no primeiro semestre deste ano foram R$ 60 milhões em manutenção de rodovias estaduais. Os números compõem o cenário positivo apresentado pelo Governador Carlos Moisés em reunião com os presidentes das entidades integrantes do Cofem/SC, na última terça-feira, 28 de julho, em Florianópolis.




