Por aclamação, a CNT (Confederação Nacional do Transporte) foi eleita para presidir o Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador) para o biênio 2021/23. O conselheiro da CNT no órgão, Caio Mario Alvares, será o presidente nesse período.
Notícias

Indústria de pneus cobra fim de medida que zerou imposto de importação
Os fabricantes nacionais de pneus defenderam na última semana o fim da medida do governo federal que no início do ano zerou o imposto de importação do produto voltado ao transporte de carga, afirmando que além de gerar vantagem desleal para produtores fora do país e perda de arrecadação, não colabora para reduzir custos dos caminhoneiros autônomos como foi alardeado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Trabalhadores do transporte já receberam mais de 1 milhão de doses de vacinas contra a Covid-19 no Brasil
Os profissionais do transporte estão sendo vacinados em quase todo o Brasil, dentro do grupo prioritário. Local, dia e ordem de vacinação dependem das secretarias de saúde municipais e estaduais.

Programa Despoluir completa 14 anos
Há 14 anos empresas transportadoras e caminhoneiros autônomos contam com o maior programa ambiental da iniciativa privada do Brasil, o Despoluir. Essa é uma realização da CNT e do SEST SENAT que, entre outras ações, vai até as empresas de caminhões e ônibus para fazer avaliação veicular gratuita. O Despoluir ganhou notoriedade internacional há dois anos, quando foi reconhecido pelas Nações Unidas por promover a redução de poluentes e favorecer a qualidade de vida dos trabalhadores do transporte e de toda a sociedade.

Governo Federal faz nomeações para diretorias da ANTT
O Diário Oficial da União desta terça-feira traz nomeações para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), onde o presidente Jair Bolsonaro nomeou Rafael Vitale Rodrigues para o cargo de diretor-geral, no lugar de Mario Rodrigues Junior, cujo mandado terminou. Rodrigues ficará até 18 de fevereiro de 2025 no comando da agência.

CNT lança série sobre energia limpa para o transporte
Incentivar a redução do consumo de combustível fóssil e tornar mais eficientes veículos pesados, como caminhões e ônibus, além de promover o uso de tecnologias menos poluentes. Esses são alguns dos principais propósitos da nova série do Programa Despoluir que a Confederação Nacional do Transporte (CNT) lança nesta terça-feira, 20. A publicação Energia no Transporte terá periodicidade semestral e vai retratar diversos tipos de energias, principalmente as oriundas de combustíveis renováveis e fontes limpas.

Financiamento de pesados tem alta de 27,8% no semestre
A venda de caminhões e ônibus por meio de financiamento cresceu 27,8% no primeiro semestre de 2021. Assim, 148.329 vendas feitas no período contaram com algum tipo de crédito. Para comparação, de janeiro a junho de 2020 o número foi de 116.100 transações. Segundo levantamento da B3.

Manifesto da Intersindical Empresarial de Blumenau e Região sobre a aprovação do Fundo Partidário
A INTERSINDICAL EMPRESARIAL DE BLUMENAU E REGIÃO é composta por 21 (vinte e um) Sindicatos Empresariais, situados nas cidades de Blumenau, Indaial, Timbó, Gaspar e Pomerode/SC, com participação ativa em conselhos, fóruns e entidades. Sua representatividade é pautada na defesa dos interesses empresariais, com base na contribuição para o desenvolvimento econômico e social de sua área de atuação. Dentre os sindicatos participantes, está o SETCESC, representado pelo presidente Osmar Ricardo Labes.

Aula magna marca o início do MBA em TRC de Blumenau
Com as participações em aula magna de Ari Rabaiolli, presidente da Fetrancesc; Osmar Ricardo Labes, presidente do SETCESC; e de Gelter Costa Ferreira, diretor da Unidade do SEST SENAT de Blumenau, as aulas da turma de MBA em Transporte Rodoviário de Cargas de Blumenau iniciaram na última sexta-feira, dia 23 de julho. A especialização é oferecida graças da parceria da Fetrancesc, SETCESC, SEST SENAT e a Universidade Católica de Santa Catarina.

Confira a programação do Conet&Intersindical de Belo Horizonte
A NTC&Logística está com inscrições abertas para a segunda edição do CONET&Intersindical de 2021, que será realizada no dia 5 de agosto, a partir das 14 horas. A edição será online e transmitida ao vivo diretamente de Belo Horizonte, cidade sede desta edição do evento.



